...
NOTÍCIAS

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018, 16h:16

FMFS

Com 52 escolas inscritas, Copa da Juventude de Futsal inicia nesta quarta-feira

Junior Martins

Junior Martins

A 18ª Copa da Juventude de Futsal terá início nesta quarta-feira (29.08), às 19h, com jogo entre Colégio Isaac Newton (Cin) e Escola Estadual Professor Arnaldo Estevão de Figueiredo, no ginásio esportivo da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, e seguirá até dia 04 de outubro de 2018, nos ginásios do Quilombo, Lixeira, Dom Aquino, Verdinho e Professor Aecim Tocantins.

 

Junior Martins

Copa da Juventude

 

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), Pedro Verão, instituição responsável pela organização do campeonato, a disputa reúne o total de 103 equipes, representantes de 52 escolas públicas e privadas e com a participação de 1.300 alunos, com idades entre 07 e 14 anos, durante 37 dias. Segundo ele, serão realizadas 170 partidas nas seis categorias.

 

“A Copa da Juventude promoverá 5.100 horas de futsal. Tempo que as crianças e adolescentes se dedicarão para uma atividade saudável, educativa e que lhes manterá longe de atividades nocivas. E se somarmos com as horas de treino, certamente gira em torno das 10 mil horas. O que nos permite constatar a importância do esporte como ferramenta social”, comenta, Pedro Verão.

 

A competição foi organizada em seis categorias: Masculino e Feminino A (13 e 14 anos), Masculino e Feminino B (11 e 12 anos), Masculino C (9 e 10 anos) e Masculino D (7 e 8 anos de idade). Com o total de 170 jogos de 30 minutos de cronômetro cada. A entrada será aberta e gratuita ao público e as rodadas serão divulgadas nas redes sociais e site da Federação Mato-grossense de Futsal.

 

Para o técnico do Colégio Coração de Jesus (CCJ), Ricardo de Morais, a prática esportiva do futsal proporciona saúde e ensina disciplina e responsabilidade para os estudantes. Segundo ele, a primeira participação da equipe feminina foi no ano passado e avançaram até as semifinais. “Temos oito atletas e treinamos duas vezes por semana com duração de duas horas cada”, avalia.

 

“Temos como objetivo fazer uma grande participação e mostrar que o colégio também tem futsal feminino. A melhor estratégia será reproduzir nos jogos o que fazemos nos treinamentos. Marcar e atacar de maneira que não dê nenhuma possibilidade ao adversário. E temos jogadoras habilidosas para isso, como, por exemplo, Júlia Gabrielly, Isabela Ruthner e Mariana Godoy”, conta Ricardo.

 

Para o técnico da E.E. Professor Mário Abraão Nassarden, Carlos Marques Ribeiro, o “Neko”, que dirigiu uma das equipes campeãs da Copa da Juventude de 2017, na categoria feminino A, neste ano estão mais experientes e esperam repetir ou melhorar os resultados. Segundo ele, estão com quatro times nas categorias Masculino e Feminino A e Masculino e Feminino B.

 

“A Copa da Juventude oportuniza intercâmbio às crianças com outras equipes da Baixada Cuiabana. A modalidade proporciona criatividade e contribui para a construção de bons cidadãos. Me sinto realizado com esse trabalho com as crianças. Comecei em 1992, quando tive a oportunidade de treinar o maior goleiro do país, o Fábio do Cruzeiro”, conta Carlos Neko.

 

Primeira Rodada (Masculino A)

 

29/08 – Ginásio UFMT – 20h – Colégio Isaac Newton x E.E. Prof Arnaldo Estevão

 

30/08 – Quadra UFMT – 18h – Emeb Paes de Barros x Colégio Evolução

 

30/08 – Quadra UFMT – 18h45 – E.E. Pedro Gardés x E.E. João Calixto

 

30/08 – Quadra UFMT – 19h30 – Colégio Metha x Colégio Ibero Americano

 

30/08 – Quadra UFMT – 20h15 – E.E. Victorino Monteiro x Colégio São Gonçalo

 

30/08 – Quadra UFMT – 18h – E.E. João Briene x E.E. Irmãos do Caminho

 

30/08 – Quadra UFMT – 18h45 – E.E. Leônidas de Matos x Nova Pedagogia

 

30/08 – Quadra UFMT – 19h30 – E.E. Prof Agenor Leão x E.E. Jaime Veríssimo

 

 

30/08 – Quadra UFMT – 20h15 – Colégio Coração de Jesus x E.E. Padre Ernesto

 

Texto e Fotografia: Junior Martins

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO