Sexta-Feira, 09 de Junho de 2017, 16h:33

Tamanho do texto A - A+

Da Copa às Copas: Ex-lateral da Seleção, Gilberto lembra de título em 1993

 

 

 

 

Jogador começou a carreira nas quadras, foi campeão da primeira edição da Copa Rio Sul de Futsal e chegou a duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira

 

Quando o juiz autorizar o início da final entre Barra Mansa e Paulo de Frontin, um misto de ansiedade e angústia percorrerá as arquibancadas e a quadra da Ilha São João, palco da grande decisão da Copa Rio Sul de Futsal. Torcedores, comissões técnicas e atletas serão donos de uma certeza: somente um dos times soltará o grito de campeão após o apito final. Lateral da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo e com passagens marcantes por grandes clubes, como Vasco, Cruzeiro e Flamengo, Gilberto sabe bem como é essa sensação.

 

— Na minha memória só vem a final, isso já faz mais de 20 anos. Quadra grande, todo mundo vibrando, ginásio com 3 mil pessoas. Com o futsal, eu aprendi a esperar minha oportunidade, desenvolvi a paciência como atleta e a equipe que souber trabalhar isso, aguardar o momento certo, tem uma grande vantagem sobre o adversário. Tem a questão do espaço curto, pensamento rápido, ter que resolver a jogada. Na quadra é preciso saber antecipar o raciocínio e isso me ajudou muito.

 

O ano era 1993 e a carreira ainda engatinhava. Aos 17 anos, Gilberto era apenas o Marrequinho, jovem cheio de talento e raciocínio rápido, um dos destaques da equipe de Barra do Piraí. Em casa ou fora, não importava o local, passava como queria pelos rivais com drible curto e toque refinado. O talento do jovem impressionava o treinador Paulinho. A relação entre eles foi tão boa que a amizade sobreviveu ao tempo.

 

Veio para a gente como campeão brasileiro juvenil. Era a revelação, veio com outros seis jovens muito talentosos. Era o irmão do Nélio, já bastante conhecido no meio do futebol, conhecido pelo apelido de Marreco. Pelo parentesco, Gilberto era o Marrequinho. Ele não gostava muito do ser chamado assim, mas o apelido acabou pegando. Por ser uma equipe de garotos, a gente jogava com uma vibração que não dá para explicar. Nosso time foi crescendo ao longo da competição, uma coisa maravilhosa. Depois daquela época, não vivi nada assim até hoje - disse Paulinho.

 

E Gilberto terminou campeão. 

 

A primeira edição da Copa Rio Sul de Futsal foi um dos primeiros títulos da carreira do jogador, que chegou a disputar as Copas do Mundo de 2006, na Alemanha, de 2010, na África do Sul. Na decisão, a vitória por 4 a 1, na prorrogação, fez todo o sacrifício valer a pena.

 

— A gente chegava de kombi para jogar, ginásio com 3 mil pessoas, a cidade abraçava a equipe, que tinha muito jogador juvenil. Nosso time tinha muito talento. Logo depois eu me profissionalizei e comecei minha trajetória no futebol de campo - lembrou Gilberto.

 

Para Barra Mansa e Paulo de Frontin, a realidade também é de equilíbrio. Os times chegam com campanhas diferentes, mas que se equivalem. Enquanto Barra Mansa teve certa dificuldade na fase de grupos e passou ilesa pelo mata-mata, Paulo de Frontin se classificou com duas rodadas de antecedência, mas sofreu nas quartas e nas semifinais, passando apenas na prorrogação.

 

Barra Mansa e Paulo de Frontin fazem a grande final da Copa Rio Sul de Futsal neste sábado, em jogo único, com transmissão ao vivo na TV Rio Sul e cobertura interativa no GloboEsporte.com. A partida é no Ginásio da Ilha São João, em Volta Redonda, e começa a partir das 14h. A vantagem do empate é de Barra Mansa, por ter acumulado melhor campanha desde o início do torneio. A entrada é de graça!

PRÓXIMOS JOGOS
Ver Mais

Por aqui já tem muito trabalho para os goleiros! Sigam nossas redes sociais e acompanhe os passos da Seleção - Instagram - @oficialcbfs Twitter - @cbfsoficial

Publicado por CBFS - Confederação Brasileira de Futsal em Quarta, 27 de janeiro de 2016
Galeria de fotos
Ver Mais

(65)3027.5806

Rua dos Girassóis, 140 – Jardim Cuiaba

Cuiabá / MT - CEP: 78043-132

Copyright © 2015 FMFS - Federação Matogrossense de Futsal - Todos os direitos reservados.